Atualmente, muito é falado sobre a importância de uma empresa estar presente em todos os canais possíveis, sejam eles digitais ou não. Porém, é importante seguir a estratégia omnichannel, que consiste em sua empresa estar presente nesses canais de maneira interligada, afinal, de nada adianta as estratégias online não conversarem com as estratégias offline.
Visto que estamos lidando com um mercado altamente competitivo, existem certos diferenciais que brilham os olhos dos consumidores, fazendo com que eles tenham certeza de qual empresa escolher na hora de comprar algum produto. A estratégia omnichannel é, sem dúvidas, um desses diferenciais.
Para que a sua empresa possua uma comunicação completa e que atraia o consumidor, é recomendado seguir algumas dicas importantes relacionadas à estratégia omnichannel. Nesse artigo, separamos pontos fundamentais para você se atentar e aperfeiçoar dentro da sua companhia. Acompanhe o texto até o final e nos conte se a sua empresa já é omnichannel ou se ainda tem pontos a melhorar!
A estratégia omnichannel no e-commerce
A estratégia omnichannel, quando aplicada em uma empresa da área comercial, pode facilitar, e muito, a vida tanto dos consumidores, quanto a dos próprios empresários. Essa estratégia já está sendo utilizada por diversas marcas, e você não pode deixar que a sua companhia fique para trás quando o assunto é vendas, não é mesmo?
Vamos aos exemplos. Se você vai até uma loja hoje para comprar 50 unidades do mesmo produto, porém, ao chegar lá, no estoque físico só estão disponíveis 25, o que você faz? Antigamente, era provável que você fosse até outra loja para procurar os produtos na quantidade necessária. Porém, hoje, as empresas que trabalham com a estratégia omnichannel podem te oferecer uma alternativa muito melhor para ambas as partes. Você pode comprar online os produtos que quiser e receber em casa, ou retirar na loja, o que preferir. O vendedor, ainda, pode te ajudar a fazer essa compra online diretamente na loja física, visto que você já estará lá.
Essa facilidade se dá graças a integração entre os canais de venda, afinal, como já dito anteriormente, de nada adianta estar presente em diversos canais se a sua loja online não conversar com a loja presencial.
A estratégia omnichannel é um diferencial quando sua empresa for comparada aos concorrentes, visto que nem todas as companhias estão adeptas a essa tecnologia.
Como a sua empresa pode se tornar omnichannel?
Se você já possuir uma loja física, o primeiro passo fundamental rumo à estratégia omnichannel é trabalhar na sua presença digital. Aqui entra a criação de um site, alimentação das redes sociais e, principalmente, um e-commerce completo e atualizado.
O segundo passo recomendado é que esse e-commerce esteja o mais conectado e integrado possível com a loja física. Ele precisa estar atualizado conforme os produtos disponíveis em estoque, com novidades, valores corretos e, um ponto importante, é permitir que a venda online tenha as mesmas políticas da venda presencial. Ou seja, políticas e condições de troca, pagamento, entre outros. Sendo assim, caso o consumidor realize uma compra online, ele pode realizar a troca na loja física, por exemplo.
O ponto-chave é: o seu cliente precisa perceber, de maneira clara, que não existem diferenças entre a loja física e o e-commerce.
Para garantir que o seu estoque esteja sempre muito bem administrado e que não haja falhas na gestão da sua empresa omnichannel, recomendamos conhecer os serviços oferecidos pela Solution.
Os benefícios de um software para empresas omnichannel
Trabalhamos com ERP’s personalizados e especialistas, e as facilidades oferecidas pelos nossos sistemas são inúmeras como, por exemplo, as citadas abaixo:
- Padronização de informações e de processos;
- Otimização do seu tempo e dos seus funcionários;
- Automatização de operações;
- Aumento de vendas devido a exibição do número de negociações que estão em andamento e contratos com clientes e com fornecedores.
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