Como diria o empresário e político McNamara: “O gerenciamento do desempenho serve para nos lembrar que estar ocupado não é gerar resultados”. Afirmação pertinente, principalmente em uma época onde o mercado exige uma certa agilidade nos processos e assertividade maior nos planejamentos.
Gerar resultados nunca foi tão urgente
Mas como realizar um monitoramento amplo do desempenho da organização de forma que estas informações auxiliem minha empresa a alcançar suas metas e entender o que precisa ser mudado para uma melhor performance?
É isso que vamos contar a você neste artigo
Provavelmente você já deve ter ouvido falar em indicadores. Estas ferramentas são responsáveis por transformar os processos da sua empresa em dados concretos. Números que permitem uma medição do desempenho para comparação com os padrões estabelecidos e posterior planejamento para ações que garantam a materialização dos objetivos.
Descubra se você está na direção certa
Através dos indicadores é possível medir o desempenho de seus produtos, processos, índices de reclamações de clientes, percentual de retrabalho e outras ações que possibilitam uma visão ampla do andamento de seu negócio.
No entanto, para que exista uma contribuição mais efetiva destes indicadores antes de tudo é necessário compreender o planejamento estratégico e ter objetivos claros na hora de definir as metas.
Indicadores de produtividade
Estes indicadores estão relacionados à produtividade do quadro interno da empresa. Isto é, o uso dos recursos da empresa é comparado à entrega dos resultados finais.
Indicadores de capacidade
Quanto a sua empresa consegue produzir durante um mês? Este resultado está adequado com as expectativas? Estão no caminho para alcançar os objetivos traçados? Estes indicadores estão diretamente ligados aos medidores de produtividade e ajudam a examinar a capacidade de resposta de um determinado processo.
Indicadores de qualidade
Com esta ferramenta é possível ter um controle mais efetivo da qualidade do seu produto. Estes indicadores auxiliam a descobrir o nível de aceitação dos seus produtos ou serviços.