É hora de fazer o planejamento estratégico para 2022: saiba que passos dar

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Se você deseja alavancar de vez sua empresa em 2022, vai precisar primeiro fazer um planejamento estratégico!

Esse é o passo principal para ter sob controle o que você deseja alcançar e como fará para chegar lá. Buscando te ajudar nessa tarefa, separamos esse texto em três partes. A primeira é entender a importância de desenvolver um planejamento estratégico. 

Em segundo lugar, elencamos dicas para você elaborar um bom planejamento. E, por fim, revelamos o que não pode faltar no seu planejamento estratégico de 2022.


Entenda a importância de um planejamento estratégico 

Vamos começar pelo início. Um planejamento é, basicamente, uma simulação do futuro, com a elaboração de metas e objetivos que você deseja alcançar a médio e longo prazo. E isso pode ser aplicado a qualquer situação, seja vida pessoal ou profissional.

Elaborar um planejamento estratégico significa refletir e analisar o que já passou e, a partir de muito estudo, fazer previsões do que pode acontecer no futuro. Por esse motivo, é muito comum que as empresas elaborem o seu planejamento estratégico no fim do ano, pensando no próximo que está por vir. 

Quando pensamos em planejamentos pessoais, é comum vir à nossa mente aquelas metas quase inatingíveis que traçamos na virada do ano e que ao longo do ano ficam cada vez mais difíceis de concretizar. Olhando por esse lado, o planejamento pessoal é algo opcional, não é?

Essa é a principal diferença entre o planejamento estratégico pessoal e o empresarial. Para as empresas, esse processo não pode ser opcional. Elaborar um planejamento estratégico é fundamental para que o negócio cresça, explore outras possibilidades e se mantenha ativo e saudável. 

E mais do que isso, o CEO da Solution, Anderson Romero, destaca que “ninguém tem bola de cristal, mas tentar desenhar cenários futuros é uma boa prática para empresas que desejam não apenas permanecer no mercado, mas gerar riqueza e contribuir para uma sociedade melhor”.

Outro destaque que Romero faz é sobre as transformações pelas quais o mundo passa todos os dias, mesmo aquelas que não estamos esperando. “Com um plano estratégico sua empresa estará mais preparada para as mudanças que com certeza acontecerão”, afirma o CEO. 


Dicas para você elaborar um bom planejamento estratégico 

São muitas as metodologias e estratégias possíveis para elaborar um bom planejamento e cada empresa deve entender a sua realidade para desenvolver a melhor estratégia, de acordo, inclusive, com o setor ao qual faz parte. 

Na internet você encontrará diversas delas, mas nem pense em simplesmente copiar tal qual. O planejamento estratégico deve ser aplicado em todas as empresas, independente do seu porte, mas precisa ser feito pensando no seu tamanho.

Pense em uma empresa com cultura e porte muito maior do que a sua. Já o seu negócio atende em escalas menores e não faz parte do mesmo setor que a empresa de referência. O que acontecerá se você, gestor, aplicar a mesma estratégia no seu negócio?

O resultado pode ser ruim e acabar frustrando quem está no início. 

Assim, Romero destaca algumas dicas que você pode aplicar para a sua empresa. “Creio que entender o que é o seu negócio, onde deseja que ele esteja no futuro, olhar para sua equipe, entender a cultura da sua empresa é o mais importante, pois essa é a base de tudo”. 

Além disso, o CEO da Solution entende que, mais do que olhar para dentro, é preciso enxergar além. “Olhar para o mercado e entender as demandas dos seus clientes é outro ponto importante, pois é o sentido de existir da empresa”. Segundo Romero, “com esse entendimento conseguimos planejar as receitas e a partir daí preparar a operação para atender com eficiência”.

Aqui também é válido destacar as KPI’s que podem ser usadas para elaborar um bom planejamento estratégico. Key Performance Indicator, ou KPI, são os Indicadores-Chave de Performance. 

Como o próprio nome indica, KPI nada mais é do que uma ferramenta usada na gestão de empresas para analisar os indicadores mais importantes para o negócio. Ele traz informações e resultados importantes, tanto em números quanto em porcentagens. 

Se você tem interesse em entender como funciona o como aplicar as KPI’s no seu negócio, confira esse conteúdo especial que preparamos!


O que não pode faltar no meu planejamento estratégico de 2022?

Tudo bem, agora você já sabe a importância de elaborar um planejamento estratégico e conferiu dicas do nosso CEO!

Então, o que não pode faltar no planejamento estratégico de 2022? 

Alguns dos pontos principais que as empresas devem estar atentas são o mercado, a capacidade de atendimento ou produção, as finanças e a inovação. 

O mercado, claro, é o que vai definir a demanda do seu negócio por produtos ou serviços. Compreender quais são as necessidades do mercado e o que a sua empresa pode agregar é essencial. 

Também é importante entender se, em uma visão estratégica, todos os seus produtos ou serviços estão atendendo às demandas de forma correta, ou mesmo se há demandas. 

O segundo ponto é a capacidade de atendimento e/ou de produção da sua empresa. Além disso, tendo em vista o momento complicado que vivemos em relação a cadeia de suprimentos a nível mundial, também é importante analisar essa questão com os fornecedores. 

A saúde financeira da empresa é, sem dúvidas, algo que precisa ser encarado e levado a sério. Afinal, de onde virão os recursos para os projetos? O CEO da Solution destaca que “as despesas temos certeza que ocorrerão, já as receitas não temos certeza”. 

As finanças devem ser calculadas, considerando todas as possibilidades para o próximo ano, tendo como base os resultados anteriores. Ou seja, ter uma visão geral do que você já vivenciou e do que planeja para 2022 pode te ajudar a ter um controle financeiro maior. 

Uma dica que Romero deixa sobre as finanças da empresa é: “seja mais otimista com a despesa e pessimista com a receita, pois essa depende de fatores externos”. Tenha uma planilha com as despesas e a receita descritas para ter controle do financeiro. 

Por fim, a inovação é o ponto determinante de um bom planejamento. Em um mundo conectado que vivemos hoje, os clientes esperam ser atendidos por empresas ágeis e por dentro das inovações e tendências do segmento. 

Para Romero, “a inovação faz sairmos da zona de conforto, buscarmos novas oportunidades, sermos mais produtivos e gerarmos mais riqueza”. A última dica do CEO da Solution é: “não deixe a inovação de fora, te conecta com o mundo do presente e do futuro, esqueça o passado!” 

Essas foram as dicas que separamos para você, gestor, que deseja elaborar um bom plano estratégico para 2022! O que achou do conteúdo? Já vai colocar em prática alguns dos itens que citamos?

Entre em contato com a Solution para conversarmos sobre o seu negócio. Nós podemos te ajudar a alavancar os seus processos internos!