É inegável: a expressão está realmente em alta. Employer Branding tem sido pauta recorrente em reuniões de RH. Afinal, trata-se de uma tendência em gestão de pessoas. E você? Sabe do que se trata? A gente explica tudo no post de hoje.
Ao citar uma determinada empresa, geralmente algo vem em mente. Isso porque, existem características eminentes que determinam a reputação da empresa. Um exemplo disso é o caso de empresas conhecidas por oferecer uma boa remuneração ou proporcionar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal através de horários flexíveis.
Seja qual for a reputação da sua empresa, saiba que este será um fator determinante no modo de atrair, recrutar e, consequentemente, reter talentos. Você e sua equipe passam a ser responsáveis por gerenciar a Employer Brand da sua organização. A estratégia deve ser pensada para atrair novos e bons colaboradores.
Descubra o que é único na sua empresa
Ser lembrado dentre vários lugares como um bom lugar para trabalhar não é o suficiente. É preciso que a sua empresa analise e descubra aquilo que é único na sua proposta de valor para os seus colaboradores. A sua Employer Brand precisa expor de maneira clara quais são as culturas capazes de destacá-la das demais. Num primeiro momento, pode até parecer simples. Mas, é um desafio.
Seja um diferencial diante da concorrência
Um dos obstáculos é destacar o verdadeiro diferencial da sua Employer Brand. Afinal, o que se deve fazer para que os profissionais queiram trabalhar na sua empresa e não na de seus concorrentes? A maioria das empresas possui o famoso trio “missão, visão e valores”. Essas mensagens são ótimos parâmetros para saber se o que você oferece é melhor que a sua concorrência. Para refletir: ao analisar friamente, você oferece aos talentos uma proposta de valor diferenciada quando comparada com os seus concorrentes?
Planejamentos a longo prazo
É fato: a proposta de implantar e investir na sua Employer Branding é um projeto a longo prazo. É preciso trabalhar de maneira contínua para construir e solidificar a reputação como uma boa empregadora. É sabido que a reputação positiva não ocorre do dia para noite, mas, quando isso acontece, o processo de recrutamento da empresa deixa de ser isolado. Assim, é possível desfrutar do diferencial para atrair e reter talentos.
Construir e comunicar a sua Employer Brand, além de um desafio, é uma iniciativa que envolve diversas áreas da empresa (não somente o setor de RH). Por isso, procure alinhar as expectativas e avalie os pontos positivos da sua empresa. Que tal começar hoje mesmo a refletir e investir na reputação da sua empresa?