Autopeças agrícolas que querem impulsionar suas vendas precisam seguir boas práticas de gestão, atendimento ao cliente e pós vendas. Mas não é só isso. Investir em tecnologias de ponta também pode ajudar o comercial a direcionar melhor as estratégias e vender mais produtos.
Abaixo explicamos por que tecnologias como o ERP contribuem para o bom desempenho do time comercial, e quais práticas aplicar na sua própria autopeças agrícola para alcançar resultados mais expressivos nas vendas.
Boa leitura!
Por que investir em tecnologia ajuda a impulsionar as vendas
Quando se fala em “impulsionar as vendas”, as pessoas imediatamente associam a fala à comercialização de mais produtos. Isso não está errado. No entanto, a arte de vender envolve mais do que só pegar itens que estão no estoque e entregá-los ao consumidor.
Vender uma grande quantidade de peças exige que os vendedores compreendam as dores e necessidades de seus clientes, entendam seus comportamentos e, principalmente, disponibilizem as mercadorias certas na hora certa. E é aí que o desafio começa.
Como as autopeças agrícolas podem obter acesso a esse conhecimento?
Antigamente, as empresas não tinham como adquirir tais informações. Por isso, era comum ver os clientes irem até uma loja física, solicitarem as mercadorias e esperarem alguns dias até receberem os produtos. Hoje, no entanto, a situação não é mais a mesma.
Com a possibilidade de comprar produtos online, e devido ao aumento no número de lojas, as empresas não podem realizar o mesmo tipo de serviço. Precisam entregar diferenciais que a tornam preferência em uma decisão de compra. E para isso, dependem de tecnologias.
Ao investir em ferramentas modernas como, por exemplo, um ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão), as autopeças agrícolas são capazes de coletar, analisar e gerenciar todas as informações sobre os negócios e clientes, em um só lugar. E essa visão holística permite que os times do comercial consigam:
- Compreender melhor as necessidades e interesses do público-alvo;
- Identificar quais são os períodos de sazonalidade;
- Avaliar a quantidade mínima de peças que precisa ter à disposição no estoque;
- Verificar quais produtos têm mais e menos saída;
- Melhorar o atendimento ao cliente.
5 práticas para impulsionar as vendas de autopeças agrícola
Além do investimento em tecnologias como o ERP, as autopeças agrícolas também podem adotar algumas práticas estratégicas para impulsionar as vendas. São elas:
1- Faça parcerias
Depender de um canal de vendas pode limitar o potencial e o alcance dos vendedores. Por isso, o ideal é que a empresa feche parcerias com outros modelos de negócio, que atuam no mesmo nicho, para dar maior visibilidade à marca e aos produtos. Essas parcerias podem incluir eventos conjuntos e acordos de indicação, por exemplo.
2- Tenha presença online
Hoje em dia, praticamente tudo pode ser adquirido pela internet. Se a autopeças agrícola ainda não tem uma presença online forte, o cliente pode acabar priorizando a concorrente que já está no mercado digital. Assim sendo, a regra é clara: é preciso ter uma página para apresentar os produtos e serviços, atuar com o e-commerce e alcançar mais oportunidades de vendas.
3- Acompanhe métricas e indicadores de desempenho
A autopeças agrícola só consegue avaliar o sucesso das estratégias de marketing e vendas quando utiliza métricas e indicadores de desempenho (KPIs). É por meio dessas informações que vai identificar gargalos em suas operações, descobrir qual o custo de aquisição de clientes, como está o retorno sobre os investimentos, qual a taxa de conversão, entre outros.
4- Busque conhecimento contínuo
O comportamento do cliente é cíclico e os vendedores não podem esperar que as mesmas abordagens funcionem o tempo todo. Por isso, é importante que as autopeças agrícolas também invistam no conhecimento contínuo destes profissionais, a fim de mantê-los sempre atualizados e preparados para atender às necessidades e desejos do público-alvo.
5- Proporcione uma melhor experiência ao cliente
Hoje em dia o cliente tem a opção de fechar negócio com várias empresas diferentes ao mesmo tempo. Fidelizá-lo é, portanto, um dos maiores desafios da atualidade.
Até então, uma das estratégias mais aplicadas para reter clientes envolve aprimorar os serviços para proporcionar uma melhor experiência. O atendimento precisa ser personalizado, o contato com os vendedores deve ser fluido (antes, durante e após a venda), e é preciso também entregar vantagens interessantes que o façam querer ser fiel à marca.
Considerações finais
Existem muitas variáveis que influenciam no sucesso das vendas. Tipo de produto, qualidade no atendimento, necessidade dos clientes e sazonalidade, por exemplo, são apenas os principais.
No entanto, uma coisa é certa. Independentemente do tamanho da empresa, as autopeças agrícolas podem melhorar o resultado das suas vendas se começarem a atuar de forma mais inteligente, fechando parcerias, atuando com e-commerce, acompanhando métricas de desempenho, treinando o seu time comercial e aprimorando serviços internos.
O uso de ferramentas tecnológicas, como o ERP, Sistema de Gestão Integrado, também pode fazer a diferença e ajudar no objetivo. Isso porque a tecnologia proporciona uma visão mais holística sobre o negócio e o cliente, entregando dados e informações que ajudam a empresa a direcionar melhor seus esforços e estratégias.
Sua autopeças agrícola já aplica alguma das práticas acima?
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