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Promoções e estratégias de preços dinâmicos com o ERP

Tempo de leitura: 4 minutos
classificação e categorização de produtos

A competitividade no Brasil ainda é uma área com muito espaço para aprimoramentos. Para se ter uma ideia, o Brasil figurou na 60º posição em ranking recente de competitividade econômica global do IMD, o Instituto Internacional de Desenvolvimento Gerencial, da sigla em inglês.

Quando se trata de companhias do setor agro, um recurso que auxilia de modo importante nesse sentido é o ERP, uma aplicação de planejamento de recursos empresariais para gerenciar e otimizar operações internas. 

Quer entender como essa tecnologia contribui com promoções e estratégias de preços dinâmicos? É só continuar a leitura deste texto!

Promoções eficazes com ERP

O ERP é um software que tem por intuito centralizar e automatizar diversas funções de uma companhia, seja nas áreas de finanças, recursos humanos, produção, vendas e mais. Por ser utilizada em variadas áreas, permite uma visão holística da organização, facilitando a tomada de decisões baseadas em dados. 

Confira de que formas essa plataforma ajuda na elaboração de promoções eficazes.

Análise de dados e tendências

Um dos maiores benefícios de um ERP é a capacidade de coletar e analisar grandes volumes de dados. 

Com essas informações, as empresas conseguem identificar tendências de consumo, padrões de compra e comportamentos do cliente. Isso possibilita a criação de promoções direcionadas e eficazes. 

Por exemplo, se uma análise de dados mostrar que um determinado grupo de clientes tende a comprar mais durante um período específico do ano, a organização fica apta a planejar ações para essa época a fim de maximizar as vendas.

Segmentação de clientes

Com um ERP, é possível segmentar a base de clientes de acordo com diversos critérios, como histórico de compras, preferências de produtos e localização geográfica. 

Isso viabiliza a criação de promoções personalizadas com grande relevância para cada grupo de clientes, o que tende a aumentar a taxa de conversão.

Automação de campanhas

Esse tipo de sistema consegue orientar o processo de criação e implementação de campanhas promocionais. Isso inclui desde a definição dos critérios levados em conta em um desconto até a aplicação automática dele no ponto de venda, por exemplo. 

Essa é uma ação que vai muito além de economizar tempo, já que também serve para reduzir a margem de erros. 

Com essa aplicação, as promoções podem inclusive serem ativadas em horários específicos ou baseadas em eventos pré-determinados, o que assegura que serão executadas de acordo com o planejamento. Aliás, versões modernas são aptas até mesmo a sugerir ofertas, como é o caso do Solution ERP, da Aliare.

Monitoramento e ajuste em tempo real

Com um ERP, é possível monitorar o desempenho das promoções em tempo real. Isso deixa ajustar estratégias rapidamente caso uma não esteja performando como esperado, maximizando o retorno sobre o investimento. 

Por exemplo, se uma ação específica não gerar o volume de vendas aguardado, os dados em tempo real possibilitam avaliar a necessidade de ajustes nos preços ou na segmentação do público-alvo.

Estratégias de preços dinâmicos com ERP

Quando se trata de preços dinâmicos, muitos ERPs ajudam a fazer a análise de concorrência. Realizar esse monitoramento é importante para manter a competitividade. 

Com esse tipo de ferramenta, fica fácil automatizar a coleta de dados de preços dos demais players do mercado e ajustar os valores de produtos da sua organização. Isso é interessante porque colabora para evitar a perda de vendas.

Além disso, ERPs viabilizam, de modo prático e preciso, o cálculo de custos envolvidos na produção e comercialização de itens e serviços. Com essa abordagem, a companhia consegue garantir que não apenas vai cobrir custos, mas também alcançar uma margem de lucro saudável.

Além disso, essa tecnologia ajuda a criar promoções para produtos com excesso de estoque ou produtos sazonais que precisam ser vendidos rapidamente. Ao ajustar os valores com base no nível de inventário, é possível reduzir perdas. 

Implementação do ERP e melhores práticas com a ferramenta 

A fim de se obter os melhores resultados com essa aplicação, é preciso considerar alguns detalhes relacionados à implementação e às melhores práticas a serem adotadas. 

Por exemplo, para maximizar os benefícios de um ERP, é imprescindível que a sua equipe esteja bem treinada e capacitada para utilizar todas as funcionalidades do sistema. 

Outra ação relevante é investir na integração dele com outros sistemas, como CRM e ferramentas de marketing digital. Isso permite uma visão mais completa do cliente e facilita a implementação de estratégias coesas e integradas. 

É importante ainda manter o ERP atualizado, o que garante que a companhia conte com funcionalidades e proteções de segurança atualizadas. 

Por fim, considere implementar uma cultura de feedback contínuo a fim de que a organização ajuste suas estratégias de promoção e precificação. Reuniões periódicas para revisar o desempenho das campanhas e discutir aprimoramentos baseados em dados colaboram para deixar a empresa ágil e responsiva às mudanças do mercado.

A adoção de um ERP tem potencial para transformar a forma de gerenciar promoções e estratégias de preços dinâmicos. Ao seguir as dicas e melhores práticas apresentadas aqui, o seu negócio vai conseguir maximizar os benefícios dessa ferramenta. 

Quer continuar por dentro das vantagens dessa tecnologia para a sua empresa? Continue com a leitura do nosso blog.

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